REABILITAÇÃO AUDITIVA DE ADULTOS E CRIANÇAS USUÁRIOS DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS – A IMPORTÂNCIA DE UM ESPECIALISTA
Você sabe como funciona a reabilitação auditiva e qual o trabalho do fonoaudiólogo no desenvolvimento de crianças e adultos que utilizam dispositivos eletrônicos?
A fonoaudiologia, assim como em outras áreas do conhecimento, possui vários campos de atuação e especialidades.
Um profissional fonoaudiólogo pode atuar em diversos nichos que vão desde a atenção à amamentação e seus manejos, passando pelos distúrbios da fala e linguagem, até a aprendizagem ou atenção aos problemas alimentares como as disfagias ou recusa alimentar.
Em relação aos distúrbios auditivos não é diferente, pois um fonoaudiólogo audiologista pode trabalhar tanto com diagnósticos das perdas auditivas, realizando exames específicos, quanto na indicação e adaptação de próteses e dispositivos eletrônicos.
Visando, com isso, que o indivíduo tenha acesso aos sons pela primeira vez, nas crianças, ou devolvendo essa função nos casos dos adultos ou idosos que, porventura, perderam total ou parcialmente o sentido da audição.
O trabalho do profissional que atua com reabilitação auditiva
Aos profissionais que optarem por atuar na reabilitação auditiva de adultos e crianças usuárias de aparelhos auditivos (AASI) e/ou implantes cocleares (IC) também há necessidade de capacitação.
Afinal, é importante que o fonoaudiólogo reabilitador conheça e compreenda não somente questões relacionadas à audição e os dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado.
Mas entenda também sobre o processo de aquisição de fala e linguagem, além das influências do ambiente e do neurodesenvolvimento nesse processo.
Que tal se tornar um profissional capacitado em reabilitação auditiva no atendimento de adultos e crianças usuários de dispositivos eletrônicos?
Clique aqui e se informe sobre nossos cursos e mentorias!
O que um terapeuta especialista precisa saber
Um terapeuta especialista em reabilitação auditiva deve conhecer as etapas do desenvolvimento das habilidades auditivas e fazer uso de estratégias e técnicas específicas para desenvolvê-las.
Caso contrário, corre-se o risco de perder um tempo preciso, considerado como período ótimo para o desenvolvimento da fala e da linguagem.
Assim, são fatores essenciais para que a criança aprenda a ouvir e falar e, com isso, se iguale aos seus pares ouvintes podendo levar uma vida normal:
- O diagnóstico precoce das perdas de audição;
- O início do processo terapêutico especializado de reabilitação auditiva, associado a uma adequada protetização;
- A participação efetiva da família.
Além disso, adultos que perdem sua audição, muitas vezes de uma forma abrupta e total, ocasionadas por acidentes, doenças como uma meningite, entre outras, podem ter suas vidas transformadas.
Isso devido ao fato de se tornarem dependentes e incapazes de conduzi-las como antes, gerando um forte impacto emocional, podendo chegar até à depressão.
Por isso, o fonoaudiólogo precisa estar capacitado para traçar metas e estratégias bem elaboradas e assertivas para devolver a esses pacientes sua autoestima, fazendo com que se integrem novamente tanto na família quanto na sociedade.
Portanto, é de extrema importância que o profissional fonoaudiólogo seja capacitado na terapia de reabilitação auditiva, ou na área que for sua decisão atuar, tamanha a responsabilidade que exercemos sobre a vida de quem procura por nossos serviços.
Que tal se tornar um profissional capacitado em reabilitação auditiva no atendimento de adultos e crianças usuários de dispositivos eletrônicos?
Clique aqui e se informe sobre nossos cursos e mentorias!
Torne-se especialista em reabilitação auditiva
Com o avanço das tecnologias específicas destinadas a realização de diagnósticos mais precisos e dispositivos eletrônicos modernos e de mais fácil acesso à população, até mesmo pelo Sistema Único de Saúde, cresce a demanda por profissionais capacitados em atendê-la.
Sendo assim, existe uma urgência por mais fonoaudiólogos especialistas em terapia de reabilitação auditiva.
Quer saber mais sobre questões relacionadas ao desenvolvimento da fala, linguagem e audição?
Então acompanhe nosso blog, envie suas dúvidas ou deixe um comentário sobre qual assunto você gostaria de encontrar por aqui!